top of page

Dicas de Saúde

A diabetes é uma doença ocasionada pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue. Quando os níveis de glicose aumentam no sangue eles podem levar a danos nos mais diversos órgãos do corpo, incluindo os olhos. Cerca de 40% a 45% das pessoas diagnosticadas com esta doença apresentam algum tipo de alteração ocular por ela ocasionada. Este dano pode levar ao desenvolvimento da retinopatia diabética que, caso não seja tratada, poderá levar a cegueira irreversível. Se diagnosticada e tratada adequadamente a perda visual geralmente pode ser evitada.

Segundo os dados da Academia Americana de Oftalmologia uma pessoa com diabetes tem 25 vezes mais chance de perder a visão que um indivíduo sem a doença. Daí a importância por uma adequada avaliação oftalmológica a fim de se detectar alterações oculares relacionadas a diabetes para proceder ao tratamento adequado.

Nos estágios avançados a doença causa o desenvolvimento e crescimento de vasos sangüíneos anormais (neovasos) no fundo do olho, em uma estrutura chamada retina. É na retina que as imagens que vemos em nosso dia-a-dia são captadas e enviadas ao nosso cérebro, para que possamos reconhecê-las.

 Estes neovasos podem causar na retina vazamento de líquido, inchaço, sangramento e descolamento de retina, levando a uma baixa na visão, que pode ser tratável. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento maior é a chance de recuperação. 

Nas fases iniciais da doença geralmente o indivíduo não percebe qualquer alteração visual, dor, secreção ou vermelhidão nos olhos. Somente nas fases mais avançadas é que os sintomas aparecem, geralmente com borramento e baixa visual. 

Outras duas doenças também são observadas nos diabéticos, mas com menor freqüência: 

glaucoma catarata

A prevenção das alterações ocasionadas pela diabetes nos olhos pode ser feita através de exames oftalmológicos periódicos, com avaliação do fundo do olho e medida da pressão intra-ocular. 

bottom of page