Rua Madalena Barbi, 234 Centro, Florianópolis - SC
Tel: 48 3091-8484
Tel: 48 98407-2400
GLAUCOMA
Todas as imagens que enxergamos são captadas por uma estrutura chamada retina. A retina encaminha estas imagens ao cérebro para serem processadas através de um nervo: o nervo óptico. O glaucoma é uma doença que lenta e silenciosamente (sem causar dor ou qualquer sintoma) vai destruindo o nervo óptico e, por conseqüência, acarretando diminuição do campo de visão, podendo chegar a cegueira.
A pressão intra-ocular (pressão do olho) é um dos principais fatores que causam o glaucoma.
Sabe-se que existe um risco maior de desenvolvimento do glaucoma em pessoas acima dos 40 anos de idade, naqueles com parentes que têm a doença, nos casos de pressão intra-ocular elevada, indivíduos de raça negra, nos diabéticos, altos míopes, nos usuários de corticoides e naqueles que sofreram algum trauma ocular. Apesar dos indivíduos acima dos 40 anos serem os mais acometidos o glaucoma também existe nos recém-nascidos, crianças e jovens.
A detecção e prevenção pode ser feita através do exame oftalmológico de rotina com medida da pressão intra-ocular (tonometria). Nos casos suspeitos ou com a doença existem exames que auxiliam o médico no acompanhamento, sendo a campimetria computadorizada o principal método. O tratamento pode ser feito através de colírios, laser ou cirurgia.